01/05/2013

UM GIGANTE


Caros amigos, em pouco tempo a Europa irá parar para assistir mais um clássico do continente, Barcelona e
Bayern se enfrentarão em um dos mais tradicionais palcos esportivos do mundo. Por isso hoje venho repercutir a magnitude e importância do Camp Nou, estádio do Barcelona, que foi inaugurado em 27 de setembro de 1957. Primeiramente chamado de Estadi del Fútbol Club Barcelona, mudou sua nomenclatura em 2000, após votação entre os torcedores, sendo escolhido este nome, pois foi o terceiro estadio do Barcelona. Em 1981 foi ampliado para a disputa da copa de 1982, passando para 150.000 espectadores. Permanecendo assim até 1988, quando para se adequar aos padrões da União das Federações Européias de Futebol, UEFA, colocou assentos para um total de 99.354 espectadores.

Com esta capacidade o Camp Nou é o quinto maior estádio de clubes do mundo e o maior da Europa. Desde a temporada 1998/1999 é considerado um estádio cinco estrelas pela UEFA. A sede administrativa e social do FC Barcelona se encontram dentro do estádio. Possui também uma área vip ao lado do camarote presidencial, com uma sala com 800 metros quadrados, para promoções de relações entre empresas com serviço diferenciado de bar e estacionamento, restaurantes, uma loja de artigos do clube com 2000 metros quadrados, um museu, sendo que este é o mais moderno do mundo com paredes interativas e exposições audiovisuais para explicar a história do clube, com uma parte multimídia para desfrutar experiências com os cinco sentidos. Disponível para quem quiser conhecer através de um tour.


O museu do Barcelona é um dos melhores do mundo
Além disso o complexo do Barcelona ainda possui um estádio menor com capacidade para 20.000 espectadores, "Mini Estadi", para o Barça "B", um ginásio multiuso com 8.000 lugares e um dormitório para os atletas das divisões de base do clube.

Vemos mais uma vez o quão vital é para um clube ter o seu próprio estádio para poder abraçar o seu torcedor, além de mostrar para os amantes do futebol a sua história e assim fazer com que traga cada vez mais lucro para o clube, não só em dias de jogos, mas com tours e outros eventos. Um estádio de grande porte, um aliado do gigante Barcelona.

* Por Allan Benigno

Comente com o Facebook: